ATOS PRATICADOS PELA GESTÃO DA SESAU

Compartilhe:

Nota de Repúdio

O SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE RORAIMA – SINDPRER vem a público manifestar com veemência seu REPÚDIO aos recentes atos praticados pelo Governo do Estado de Roraima, através do Secretário de Saúde, que tem retirado direitos básicos dos profissionais de enfermagem, submetendo-os à exaustão e sobrecarga no trabalho sem a devida compensação e valorização.

Isso porque a pandemia causada pelo COVID-19 tem demandado cuidados e ações por parte de governos para bem atender a população com o objetivo de eliminar esse mal atual, assim como tem demandado atenção especial aos profissionais que atuam na linha de frente de combate, como os trabalhadores de enfermagem.

No entanto, o atual Secretário de Estado de Saúde, em ato que representa verdadeiro retrocesso aos direitos dos trabalhadores, tem informado que até mesmo direitos básicos, como o pagamento de horas extras de meses anteriores à sua gestão (abril e maio/2021), não seria cumprido, horas extras estas, aliás, que são feitas também visando minimizar o impacto na sociedade diante da escassez de profissionais de enfermagem, muitas vezes acometidos pela própria COVID-19.

Chegou-se ao absurdo, portanto, de os trabalhadores terem condicionados os pagamentos de seus direitos apenas ao período em que o atual Secretário assumiu a gestão da SESAU, como se o trabalho e o vínculo anterior não existisse, causando prejuízos a diversos servidores, aumentando ainda mais os valores retroativos devidos pelo Governo. O que se percebe com isso é que o Governo do Estado de Roraima tenta se enriquecer indevidamente utilizando da força de trabalho humana sem a contraprestação pecuniária respectiva.

Não bastasse isso, pagamentos de plantões extras têm sido indeferidos, suspensão de férias sem ato normativo respectivo e ausência de pagamento de retroativos de progressão estão dentre os atos comuns do atual Secretário da SESAU. Ou seja, o Governo de Roraima não age com equilíbrio ao deixar de atender os direitos básicos dos trabalhadores no atual cenário.

As medidas de gestão adotadas têm, em verdade, provocado exaustão e sobrecarga aos trabalhadores de enfermagem, o que certamente repercutirá na saúde destes profissionais, ainda mais quando se verifica que o Governo de Roraima permanece sem proporcionar condições adequadas de trabalho, estando a situação nas unidades cada vez mais caótica, com falta de insumos, equipamentos de proteção individual e medicamentos.

Diante de todo o cenário acima, o SINDPRER vem a público REPUDIAR tais atos e informar que não compactua com as medidas que estão sendo tomadas e que permanecerá atuando na defesa dos direitos de toda a categoria.

Postagens relacionadas:

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *